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Ricardo Allexxandhry | estudante de publicidade e expert em padrões de beleza e comportamento | contato: ricardoallexxandhry@ig.com.br

EXCESSO DE RETOQUE

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A marca de lingerie Aerie lançou uma campanha estrelada por mulheres normais para promover a linha de primaveira-verão. A campanha chamou a atenção da mída por não contratar modelos profissionais e nem utilizar recursos de photoshop nas imagens. Foi, sem dúvida, uma boa resposta ao uso excessivo de photoshop cada vez mais comuns em revistas e campanhas publicitárias. As “mulheres de verdade” da campanha da Aerie são lindas e nem ligaram para a exibição de suas estrias e barriguinhas salientes. A sensação é de que estavam bem a vontade no papel “lindas, leves e soltas”.

A estratégia vai na contramão de concorrentes de peso como a Victoria’s Secrets, conhecida por seus desfiles apoteóticos e top models milionárias. A proposta da Aerie mostra que é possível retratar a beleza sem retoques e conseguir um resultado final satisfatório. A Dove também deve ter curtido essa campanha já que ela já fez algo semelhante no passado com o tema Campanha pela Real Beleza, resultando em videos virais como DOVE EVOLUTION e RETRATOS DA REAL BELEZA. Aliás, as duas marcas estão levantado a bandeira da diversidade – loiras e morenas aparecem juntas mostrando o que têm de melhor.

Eu, um conhecido entusiasta da diversidade da beleza, concordo plenamente com essas campanhas, mas percebo um certo exagero na demonização do photoshop. Afinal, não vejo nada demais quando o programa é utilizado como ferramenta de tratamento de imagem – correção de iluminação e tonalidades de cores, entenda-se. Devemos protestar, sim, quando o mesmo é usado para fazer mudanças drásticas na fisionomia (ou silhueta) da modelo ou distorção da realidade. A beleza deve ser exaltada e não retocada.

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